domingo, 14 de dezembro de 2014

A UEB POR DEBAIXO DOS PANOS



A maioria dos escoteiros e chefes do ME no Brasil nunca ouviram falar dessa ASSOCIAÇÃO GIL VICENTE DE APOIO AO ESCOTISMO, CNPJ nº 04.148.543/0001-01, e que tem sede  na Rodovia BR 476, nº 10546, Guabirotuba, Curitiba - Paraná, e é presidida por ADALBERTO STAMM, alto dirigente escoteiro e um dos autores da Apostila Gestão de Adultos do Curso de Dirigentes Escoteiros.



Essa associação, ligada a UEB, é quem realiza convênios com órgãos públicos e privados desde que foi fundada no ano 2000, para levantar recursos para o ME poder desenvolver suas atividades. Pelo menos é o que parece. Só que a verdade é outra.



Enquanto centenas de adultos, com a melhor das intenções, e acreditando que o escotismo é uma verdadeira escola de formação do sentimento cívico e do caráter moral de nossas crianças e jovens, dedicam todos os finais de semana a trabalhar no ME voluntariamente, dirigentes da alta cúpula se envolvem em maracutaias onde milhões de reais são desviados.

O exemplo está nessa desconhecida ASSOCIAÇÃO GIL VICENTE DE APOIO AO ESCOTISMO que tem como presidente um individuo que responde a processo na Justiça Federal, nº 5070737-52.2014.404.7000, Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa, em que é autor o Ministério Público Federal e tem como um dos réus ADALBERTO STAMM. O valor desviado é de R$ 24.674.702,30, conforme comprova o relatório da Policia Federal, Operação Sinapse. (clique aqui para lêr o relatório na integra)








É de se lamentar ao ver a que ponto chegou o escotismo no Brasil, e no Pará, que está pior ainda. Parece que o único caminho para os que fazem um escotismo com seriedade e responsabilidade é sair do âmbito da UEB e passando para a FET, a Federação dos Escoteiros Tradicionais (clique aqui para visitar o site da FET), que a cada dia cresce em número de adesões.

Continua





3 comentários:

SGT PMPA LISBÔA disse...

Prezado MÁRIO, não posso dizer que recebi seu post com espanto, já não me surpreendo com mais nada no Escotismo Brasileiro. O Crime Organizado se vale de instituições acima de qualquer suspeita, para desvio e lavagem de dinheiro. Quem suspeitaria de uma "VELHINHA" de 86 anos, transitando com uma sacola, ao ser abordada, encontra-se dois (2) de cocaina?; O Cidadão de cem teme enfrentar criminosos com temor de represálias e temendo pela vida. Mas eu e muitos outros espalhados pelo Brasil somos policiais federais. militares, civis, bombeiros, guardas municipais, somos preparados para o enfrentamento e não para recuar! Não saiamos do Movimento Escoteiro!!! Continuemos!!! Façamos frentes a essa balbúrdia!!!Quem deve sair não são os corretos e sim os errados!!!

Carlos Rodrigues disse...

Se por um lado fica-se triste com certos comportamentos, outras posturas nos orgulham. Sinto orgulho de ter o SGT PMPA LISBOA nas fileiras do nosso escotismo. Concordo que não podemos fugir abrindo novos movimentos e deixando a sujeira para trás. É preciso enfrentar. Permaneçamos em nosso Movimento, fortalecendo-o e não abandonando-o sob qualquer desculpa. B.P. se notabilizou pelo enfrentamento e não pela fuga.

Raphael Tostes disse...

Prezado Sr. Mário, boa tarde. Permita-me apenas duas correçõeszinhas. A primeira é que o Sr. Adalberto Stamm não é "Alto Dirigente da UEB", nem o era em 2014, quando desta postagem. Ele era, como todos os demais o somos, mais um colaborador do Escotismo e da UEB. A bem da verdade, em 2014 sequer ele era registrado na UEB mais. Seu ultimo registro válido é de 2010. E de outro lado, sequer existe sentença neste processo, ou seja, ele não foi condenado, muito menos por Sérgio Moro ou outro Juiz qualquer. O processo em questão é o 50707375220144047000, em curso na 11a Vara Federal de Curitiba, que é de titularidade da Dra. Silvia Regina Salau Brollo. Sérgio Moro é da 13a. Na nossa instituição, como em todas as outras, não existem somente santos, todos são homens, sujeitos a erros. A Comissão de Ética e Disciplina Nacional tem feito o possível para manter fora da instituição aqueles que a defraudam, que ferem nossos princípios e que não respeitam nossas crianças e jovens. Não coloque todos nós no mesmo saco que tais pessoas, vos peço humildemente. E me coloco a vossa inteira disposição para quaisquer esclarecimentos e apoios que se fizerem necessários, e para provar que temos muitos Dirigentes e Escotistas honestos e dedicados à causa Escoteira. tostesraphael@gmail.com. Cordial e fraternalmente, Raphael Tostes